501 Views |  Like

Outubro rosa: como fazer o autoexame de mamas

Outubro Rosa começou! Vamos combater o câncer de mama.

O mês de outubro é marcado pelo inicio da campanha Outubro Rosa, período dedicado a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama.  Essa campanha iniciou nos Estados Unidos, com a aprovação do Congresso Americano, tornou-se o mês nacional de luta contra o câncer de mama.  é celebrado no mundo todo.

Outubro Rosa recebe esse nome em referência a cor do laço símbolo da campanha que estimula a participação de todos. Em muitas cidades existe o costume de iluminar monumentos e fachadas dos prédios públicos. Essa padronização permite o reconhecimento visual da campanha em qualquer lugar do mundo, simbolizando que cada localidade abraçou gentilmente essa causa tão nobre em prol da saúde.

outubro-rosa-em-londres

Na campanha Outubro Rosa o objetivo é conscientizar o maior número de mulheres sobre o autoexame de mamas.

Como fazer o auto exame de mamas

Através do autoexame de mamas é possível perceber se existem qualquer alteração nas mamas, se for o caso procure um médico imediatamente para esclarecer dúvidas ou iniciar um tratamento.

como-fazer-autoexame-de-mamas-supermoderna

O autoexame deve ser feito mensalmente, na semana seguinte ao final da menstruação.

Na frente do espelho:

  • Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Veja se existe qualquer alteração.
  • Esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.

Deitada ou no chuveiro:

  • Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares  por toda a mama direita.
  • Repita o movimento, utilizando a mão direita para examinar a mama esquerda.