1676 Views |  Like

Queda de cabelo: saiba quais as causas e como evitar

Seu cabelo cai muito?  Se você é daquelas que quando passa a escova no cabelo, os fios caem tanto que você  chega a achar que vai ficar careca, já tentou de  tudo, procurou por um produto milagroso ou cabeleireiro santo para fazer seu cabelo voltar a ser como era antes. Nesse post você vai saber quais os principais motivos e como evitar a queda de cabelo.  

 

Sinto informá-la que não irá encontrar nenhum produto milagroso. Para ter os cabelos fortes e saudáveis é necessário seguir um processo de tratamento. Quer cabelo ter cabelo bonito? Então continue lendo….

Por que ocorre a ruptura e queda de cabelo?

Primeiro de tudo você precisa entender que a queda de cabelo é algo natural. Uma pessoa jovem perde de 100 a 150 fios por dia, em média, porém essa quantidade pode variar ao longo da vida. A ruptura e queda dos fios ocorre por vários motivos, como o uso de produtos químicos, stress e alterações hormonais. Saiba quais são os motivos e descubra qual é a raiz (literalmente) do seu problema.

Falta de hidratação

Pontas duplas e ressecamento são sinais evidentes de que existe pouca água e lipídios (gordura) na estrutura capilar. Já a ruptura é sinal de falta de proteínas, entre elas, a queratina.

O couro cabeludo produz óleos naturais que mantém níveis de umidade no  cabelo. O tempo e os cuidados diários (ou a falta deles) tem um efeito importante sobre a umidade e hidratação dos fios. O ressecamento, na maioria das vezes, surge com sua companheira fiel que são as temidas pontas duplas.

Esses são os tipos comuns de pontas duplas.

tipos de pontas duplas

Excesso de calor e processos químicos

chapinha e secador em excesso- supermoderna.com

O calor excessivo com o uso de chapinha e secador em processos de alisamento é um dos maiores motivos da quebra, pois ocorre a mudança de textura e o cabelo acaba ‘fritando’. A descoloração e sobreposição de vários outros procedimentos químicos também são grandes vilões da saúde da fibra capilar. Se você faz uso de tudo isso junto, minha amiga, não tem por onde, seu cabelo vai acabar ficando mesmo muito danificado.

Má alimentação

Já diz aquela frase: somos o que comemos. Pois bem, se você não tem se alimentado direito ultimamente, saiba que a alimentação contribui para a saúde do cabelo.

Stress

stress- queda de cabelo- supermoderna.com

Se você está passando por uma fase turbulenta, com problemas em casa e no trabalho, as consequências dessa tensão vão ser evidentes com a queda de cabelo. Aliás, o stress não é bom para o cabelo e nem para sua saúde de um modo geral.

Problemas de saúde

A quebra e a queda de cabelo excessiva pode ser um sinal de algo potencialmente mais grave. Essa perda externa pode ser uma demonstração de que algo não está funcionando bem e que é necessário procurar ajuda de um médico.

O que posso fazer para solucionar o problema? 

Agora que você já deve ter identificado o motivo da sua queda de cabelo, fica mais fácil de prevenir e solucionar o seu caso.

Cuidados básicos diários

lavar-cabelo

Lavar os cabelos com produtos certos para seu tipo de cabelo. Sempre que possível, evitar o uso de chapinha e secador. Uma alimentação balanceada tem suas vantagens, entre elas, fortalecer os cabelos. Os alimentos eficazes para reparar os cabelos são os contém proteína. Evite o sal e açúcar em excesso e beba muuuita água.

Veja também: Cuidados com os cabelos loiros

Não se preocupe com pequenas coisas

Se você vive ou trabalha em ambiente competitivo, existe sempre um risco de  stress e ansiedade. Quando você negligencia o seu corpo, seu cabelo também sente. Por mais que as coisas estejam difíceis em algum momento, lembre-se que você precisa relaxar. Se organize e gerencie seu tempo de forma eficiente, você vai se surpreender com o resultado.

Alimente seu cabelo

Da mesma forma que você, o seu cabelo também precisa se alimentar. Existem diversos produtos que auxiliam na nutrição capilar. O óleo de argan, batana, semente de uva, são exemplos de óleos que você pode utilizar e não ter o efeito pesado, eles são ótimos para hidratar os fios. Algumas frutas como o abacate, por exemplo, faz maravilhas para  o cabelo e você pode tanto utiliza-lo como ingrediente em máscaras caseiras como acrescentar o abacate na sua alimentação.

mascara abacate

 

Acompanhe o Super Moderna nas redes sociais! 😉

Facebook | Instagram | Pinterest | Youtube | Tumblr 

 

newsletter