733 Views |  Like

The Neon Demon: minhas observações do filme

The Neon Demon: o lado sombrio do mundo da moda.

The Neon Demon é o novo filme do diretor Nicolas Winding Refn, o elenco principal formado por Elle Fanning (Jesse), Keanu Revees (Hank), Abbey Lee (Sarah), Jena Malone (Ruby) e Bella Heathcote (Gigi). O filme mostra os aspectos sombrios do mundo da moda.

neon demon- supermoderna- review

The Neon DemonSinopse

“Jesse (Elle Fannng) é uma jovem de 18 anos que acaba de chegar a Los Angeles. Dona de uma beleza natural impressionante, ela tenta a sorte como modelo profissional. Após tirar algumas fotos mórbidas para um jovem fotógrafo, é contratada por uma conceituada agência de modelos. Bastante ingênua, ela passa a lidar com o ego sempre inflado das demais modelos e também com a maquiadora Ruby (Jena Malone), que possui intenções ocultas com a jovem.”

Estréia no Brasil: 29 de setembro de 2016

the-neon-demon-3-620x311

O filme participou do Festival de Cinema de Cannes 2016, porém alguns sites sobre cinema afirmam que o filme foi vaiado pelo público presente na exibição prévia durante o festival.  Em entrevista, a atriz Elle Fanning, contou que o final do filme foi decido pelo próprio elenco durante as gravações. SPOILER ALERT: Vamos combinar que o desfecho desse filme foi bastante inusitado. Calma! Não vou revelar o final nesse post para que você asista e tenha suas próprias conclusões.

demonio-de-neon-the-non-demon-spoiler-supermoderna

Minha análise do filme

De fato, The Neon Demon tem uma direção de arte impecável, é impressionante o quanto Nicolas Refn conseguiu coordenar as cenas e criar uma harmonia visual de forma que conseguisse manter as imagens tão perfeitas que transmitem de forma clara a caracteristica principal do filme. Vamos lembrar que o tema central é quase como uma crítica ao aspecto superficial do mundo da moda, principalmente em relação ao que ocorre entre as que almejam se tornarem supermodelos. Vale tudo para alcançar o sucesso e a fama. Quem se destaca acaba sendo percebida como uma ameaça e torna-se de imediato um forte alvo da inveja das demais.

the-neon-demon-1

Jesse, a personagem principal, é uma garota muito ingênua e que decide seguir a carreira de modelo em uma cidade grande.  Por conta de sua beleza natural, ela consegue contrato com agência de modelo e se destaca entre as outras modelos. Podemos perceber a pureza da personagem em várias cenas desde o início, Jesse quase sempre surge com roupas em cores claras e o cenário também reforça isso.

the-neon-demon-cenas-elle-fanning

Jesse, no quarto 212, local onde fica hospedada na Pousada do misterioso Hank (Keanu Reeves).

neon-demon-jesse-casting

Jesse com lingerie clara e cenário, a inocência que diferencia e deperta inveja das outras.

Sobre os personagen, em alguns momentos as cenas parecem releituras  de outros clássicos do cinema como Psicose/Bates Motel e Cidade dos Sonhos. Na cena em que a maquiadora Ruby está desenhando no espelho, logo pensamos em Red John, serial killer da série The Mentalist. Na cena da banheira de sangue recordamos da Condessa interpretada pela Lady Gaga, em American Horror Story.

neon demon- cena do espelo- the mentalist

A trilha sonora é muito boa e encaixa perfeitamente com The Neon Demon. Ouça aqui. Meu palpite é que o nome “The Neon Demon” – “Demônio de Neon” (título no Brasil), tenha sido escolhido devido a mitologia envolvendo demônios e sua associação com as sombras, já o neon talvez seja pelo brilho e pela luz muito usada na publicidade. As cenas do filme parecem ensaios de revista de moda,  vale a pena assistir se você gosta do mundo fashion.

Trailer do filme:

Link do filme completo na Amazon:
Neon Demon

the-neon-demon-resenha-thaisa-fortuni-filmes-de-moda