Com as milhares de fragrâncias no mercado, às vezes pode ser complicado escolher qual é perfeita para o seu gosto, personalidade, ocasião e outros fatores. Notas de topo (cabeça), notas de meio (coração), notas de base (fundo), EDP ou EDT, esses são alguns termos do universos da perfumaria entre outras dicas básicas que podem ser úteis na hora de escolher e até mesmo usar o perfume perfeito para você. Confira!
Determine seu orçamento
Os perfumes têm preços muito variados, desde colônias muito baratas até marcas de grife luxuosas. Determinar seu orçamento ou o dinheiro que você está disposto a gastar com antecedência ajudará a restringir as opções e economizará muito tempo.
Saiba que cheiro específico você quer e vá em frente
Decida que tipo de fragrância você quer com base no uso que o perfume seria para você. Por exemplo, é para ocasiões especiais ou é para usar no dia a dia? Se você planeja agradar alguém, certifique-se de pesquisar sobre as fragrâncias específicas que ele ou ela gosta.
Se você quiser um perfume diário para usar no trabalho ou na escola, compre um perfume mais leve e fresco. Se for para grandes festas e eventos formais, escolha um perfume que cause um impacto mais forte, combinando bem com a química do seu corpo.
Outros fatores como o clima ou a estação também são importantes a considerar. Por exemplo, se você mora em um ambiente muito úmido, fragrâncias florais com uma base amadeirada ou almiscarada geralmente complementam o clima abafado.
Se você costuma estar cercado por muitas pessoas nas proximidades, não escolha um perfume muito forte porque nem todo mundo gosta de perfume. Cítricos, brisa do mar e outras fragrâncias de ervas e florais costumam ser frescas e rejuvenescedoras, perfeitas para quem está sempre em movimento. Se você sair em um encontro e quiser aumentar o romance, escolha um perfume que seja um pouco mais forte, mas sem exageros. Normalmente as especiarias orientais projetam confiança e sofisticação.
Examine cuidadosamente antes de comprar
Quando você finalmente tiver reduzido suas escolhas e estiver pronto para ir a uma perfumaria, não se esqueça de examinar cuidadosamente cada perfume que você gosta antes de se antecipar e comprar. Tome nota que o seu nariz pode não lidar com tantos cheiros ao mesmo tempo e testar 20 perfumes consecutivamente será inútil.
Antes de começar a borrifar um perfume no pulso, borrife-o primeiro em um cartão ou papel e decida se você gosta. Se não, passe para o próximo. Depois de encontrar um perfume que você acha perfeito, comece a testá-lo em seu corpo. Aplique uma pequena quantidade no pulso ou na parte de trás do braço.
Às vezes, a vendedora se oferece para aplicar um pouco na própria pele e fazer com que você cheire. Vale lembrar que cada um de nós reage aos perfumes de maneiras diferentes. Certifique-se de que o perfume é perfeito para você, colocando-o em sua própria pele. Aguarde alguns minutos porque as fragrâncias começam a crescer em você e cheiram diferente depois de um tempo.
Entenda o que são notas olfativas
Cada perfume possui sua própria pirâmide olfativa que resulta no cheirinho que sentimos ao aplicar na pele, por isso sentimos que o cheiro de um perfume pode ir mudando após algum tempo. Existem três classes de notas olfativas, são elas: as notas de topo (cabeça); as notas de meio (coração); e as notas de base (fundo).
Notas de topo (cabeça): é o cheiro que você sente assim que aplica o perfume. Essas notas são pequenas moléculas que evaporam rápido e, por isso, a fragrância também se dissipa na mesma velocidade.
Notas de meio (coração): elas surgem logo depois que as notas de topo se dissipam. E como o próprio já nome diz, esse é o coração da fragrância, as principais notas estão nesse grupo, menos volátil e vai te acompanhar durante o processo de evaporação do perfume, impedindo que as notas de fundo apareçam antes da hora.
Notas de base (fundo): são as últimas notas, contém moléculas mais densas que trazem profundidade e solidez para a fragrância, fortificando as notas de topo e coração, além de fixar e exalar o cheiro do perfume no corpo por longas horas.
EDP e EDT, qual a diferença?
Muitos perfumes tem versões diferentes, podendo conter a sigla EDP ou EDT. A diferença é que EDP quer dizer Eau de Parfum e EDT Eau de Toilette, a pirâmide olfativa é a mesma nas duas versões, mas o que muda é a concentração da fragrância, podendo ser mais forte ou mais suave. O EDP é composto de 8-16% de concentração e suas notas são mais marcantes com fixação de até 12 horas na pele. Já o EDT é uma fragrância mais delicada, sua concentração é de 4-8% e dura até 8 horas.
Agora que você já sabe como escolher seu perfume perfeito, vem ver nossa loja online e escolha o seus favoritos: shop.supermoderna.com