Ícone do site Super Moderna

Como previnir ataques de pânico?

Somente quem já teve ataques de pânico sabe o quanto eles são angustiantes, podendo ser desgastantes física e mentalmente. É comum que algumas pessoas o associem com um ataque cardíaco, pois entre os sintomas físicos podem ocorrer palpitações, dor no peito e outras sensações desagradáveis.

No #InfoMED de hoje tenho dicas do que pode ser feito para prevenir a ocorrência de ataques de pânico. Confira!

Como prevenir e/ou controlar ataques de pânico?

A dica principal é tentar controlar a sua respiração. Comece aprendendo como controlar sua respiração, o segredo é praticar hábitos respiratórios saudáveis. Um fluxo de respiração saudável consiste em 14 segundos, sendo 5 segundos inspirando pelo nariz, pausando por 2 segundos e, finalmente, expirando por 7 segundos. Não desanime se você não for capaz de seguir este padrão respiratório imediatamente. Pratique com frequência e provavelmente irá progredir aos poucos. Existem vários aplicativos que fornecem treinamento de respiração compassada e meditação, eles podem ajudar nessa prática.


Visite o seu médico de confiança. Embora os ataques de pânico raramente sejam causados ​​por outros problemas de saúde, visitar um médico especialista é uma parte importante para obter a garantia de que você precisa para seguir com os tratamentos adequados para os ataque de pânico. Quando todos os possíveis problemas de saúde forem descartados, você terá mais facilidade em saber que seus ataques de pânico são o problema. Após a confirmação do diagnóstico siga as recomendações prescritas pelo médico especialista.

Quem experimenta episódios de pânico e ansiedade severa tende a se isolar por sentir medo e vergonha, tente manter contato e conversar com alguém de sua confiança para explicar como se sente.

Manter um estilo de vida saudável também é uma parte fundamental para superar os ataques de pânico e ansiedade. Controle sua alimentação, afinal de contas a dieta desempenha um grande papel. É importante verificar se você está cumprindo suas recomendações diárias de vitaminas e minerais. Praticar exercícios também ajudam a reduzir a ansiedade, melhorar o humor e se acostumar com os gatilhos físicos até que não causem mais ansiedade.

Outro fator importante é o sono. O sono desrregulado causa uma série de problemas que tendem a desencadear ataques de pânico. Saiba que prevenir os ataques de pânico requer esforço, entenda que eles podem acontecer novamente, siga as orientações médicas, espere, respire e continue sua rotina diária.

* InfoMED é um informativo semanal sobre saúde & medicina, não substitui consulta médica. Ao sentir algum sintoma, procure o serviço de saúde. 
The short URL of the present article is: https://supermoderna.com/ZUjE3
Sair da versão mobile