O que muda no mundo da moda após a pandemia da Covid-19?
O setor de moda foi um dos mais afetados pela crise econômica mundial causada pela Co- vid-19, diversos países adotaram medidas severas de lockdown, esse bloqueio causou cancelamento de eventos e desfiles de moda, mas também o fechamento da cadeia produtiva em todos os aspectos, desde a produção até a redistribuição, resultando em uma queda nos lucros e empresas encerrando as atividades.
O fato é que até mesmo as grandes marcas sentiram o impacto da pandemia e tiveram que adotar medidas para tentar contornar a situação como mudanças no cronograma de lançamento das coleções e adaptação para o mundo online, pois com o cancelamento dos desfiles de moda, a alternativa viável foi a transmissão dos desfiles pela internet.
O ponto positivo foram as vendas online que ganharam uma força maior, pois os consumidores tem a opção de comprar e receber em casa, evitando assim a disseminação do novo coronavírus. Diante disso, houve uma busca maior por peças de roupa mais confortáveis, pijamas e peças esportivas.
Passado o pico da doença, estamos agora em uma nova fase, muitas cidades pelo mundo estão, aos poucos, retomando suas atividades e reabrindo o comércio.
Entretanto, um dos desafios que o mercado de moda está enfrentando é que os clientes evitam experimentar roupas que podem ter sido usada por outras pessoas e pode oferecer risco de contaminação, cabendo aos lojistas a questão de como fazer para desinfetar as roupas após cada prova. Além disso, possuem ainda um grande estoque de mercadorias acumuladas. O cenário de consumo atual traz um consumidor que compra por necessidade e não mais por impulso.
O que temos agora é um bom desafio para o mercado de moda, os criadores que devem adaptar suas peças para essa nova demanda, enquanto os gestores precisam fortalecer o vínculo com os clientes e a identidade da marca.
Siga Super Moderna nas redes sociais: Instagram | Facebook | YouTube