O Retinol é uma substância muito utilizada na rotina de cuidados com a pele e em produtos de maquiagem, nesse post vou falar sobre o que é o Retinol e seus benefícios para pele como anti rugas e anti acne, além de saber se possui efeitos colaterais para pele.
O que é Retinol?
O Retinol ou Vitamina A é um micronutriente fundamental para o bem-estar e a saúde da pele e de todos os tecidos do nosso corpo. O Retinol não é apenas uma única substância, mas um conjunto de compostos úteis para proteger, fortalecer e regenerar a pele , um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, bem como o mais exposto aos ataques externos por bactérias, poeira, poluição, etc.
O uso do Retinol na pele auxilia o processo de regeneração e a curva da produção de colágeno, tratamento de acne, fortalece as defesas da pele contra os germes, bactérias e agentes atmosféricos. Os retinóides (composto derivado da Vitamina A) promovem a formação de novos vasos sanguíneos, expandindo a rede vascular e promovendo a circulação de oxigênio e nutrientes.
Encontramos o Retinol em cremes ou soros à base de vitamina A, também em medicamentos tópicos para o tratamento das doenças dermatológicas que devem ser prescritos pelo seu dermatologista.
Para que serve o Retinol?
A vitamina A desempenha um papel essencial em um grande número de processos biológicos, incluindo o crescimento e a diferenciação das células, o funcionamento adequado do sistema reprodutor e o suporte da atividade do sistema imunológico. O Retinol é muito importante para a pele devido a sua capacidade de promover o ciclo de vida das células e promover a integridade dos tecidos do corpo, na qual desempenha funções:
Função antioxidante: A vitamina A neutraliza a formação e atividade dos radicais livres, os principais responsáveis pela degeneração celular e consequente envelhecimento da pele.
Função antienvelhecimento: combate os sinais de envelhecimento precoce, principalmente aqueles relacionados aos danos causados pela exposição aos raios ultravioleta, como rugas e manchas solares.
Função regenerativa: esta vitamina e seus derivados promovem o ciclo de vida correto das células epiteliais, que envolve uma renovação constante da camada da pele com células novas e saudáveis.
Função antiinflamatória: fortalece as defesas da pele contra as agressões diárias de germes, bactérias e agentes atmosféricos. Também é útil no combate às inflamações típicas de algumas patologias dermatológicas, como a acne.
Função vascularizante: os retinóides promovem a formação de novos vasos sanguíneos, expandindo a rede vascular e promovendo a circulação de oxigênio e nutrientes.
Quais os efeitos colaterais do Retinol na pele?
Os efeitos colaterais decorrentes do uso de vitamina A tópica estão relacionados principalmente às concentrações de retinóides presentes no produto utilizado. Como vimos, de fato, o retinol é eficaz mesmo em porcentagens muito baixas, que não envolvem reações indesejadas. Em particular, no Japão, a eficácia anti-envelhecimento dessa substância tem sido demonstrada até 0,04% e sua tolerabilidade até mesmo para peles sensíveis 9 .
No entanto, o uso prolongado ou excessivo de vitamina A, particularmente ácido retinóico altamente concentrado, pode resultar em:
- Secura
- Queimadura
- Vermelhidão
- Coceira
- Irritação
- Fotossensibilização
Geralmente, o efeito colateral mais comprovado da vitamina A para uso tópico é a chamada “dermatite retinóide”, um fenômeno irritativo caracterizado por descamação e vermelhidão moderada. Na realidade, é uma prova da eficácia efetiva do tratamento, principalmente ligado ao uso de altas concentrações de ácido retinóico. Na maioria dos casos, entretanto, o efeito é moderado e desaparece à medida que a pele se adapta ao tratamento.
Para reduzir este tipo de efeitos, é aconselhável proceder à aplicação de vitamina A de forma gradual, dando à pele tempo para se habituar a ela.