1646 Views |  Like

Dicas para cuidar da pele oleosa

Estar com a pele bonita e saudável é o desejo de muitas mulheres,  para quem tem a pele oleosa isso se torna um  desafio. Sei muito bem como é isso, tanto que logo aprendi a cuidar da pele para diminuir esse problema chato.  Se você também quer se ver livre do brilho excessivo e do aspecto da pele tipo bacon, siga essas  dicas de como cuidar da pele oleosa.

Pele-oleosa-como-cuidar

A oleosidade da pele é causada por fatores genéticoshormonaisuso de alguns tipos de medicamentosanabolizantesstress, hábitos alimentares e uso inadequado de cosméticos.

Características da pele oleosa:

  •  Brilho excessivo. As vezes a oleosidade é tanta que quando tocamos o rosto a oleosidade é transferida também para as mãos. Um horror!!
  •  Poros dilatados, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo).
  •  Tendência ao aparecimento de acne.

Para controlar a secreção sebácea é recomendado utilizar produtos com ação calmante e suavizante. Assim como todo tipo de pele, a pele oleosa também precisa de cuidados e tratamentos básicos.

E quais são esses cuidados?

#LAVAR 

Ajuda a remover as impurezas que causam a obstrução dos poros. Devemos lavar duas vezes ao dia, de manhã e a noite. Não mais do que isso. Use produtos indicados para pele oleosa que contenham ácido salicílico. Esse ácido possui propriedades esfoliantes e evita a contaminação por bactérias.  Eu indico o sabonete liquido anti acne Neutrogena Oil Free da Johnson & Johnson.

controlar-a-oleosidade-da-pele

 

#TONIFICAR

O uso de loção adstringente da uma enxugada na pele, desobstrui os poros, regula o pH da pele e prepara  para o tratamento seguinte (creme anti-idade, clareamento, hidratação, etc).

 

#ESFOLIAR 

O uso do esfoliante ajuda a limpar profundamente a pele e eliminar as células mortas. Até mesmo aquela esfoliação caseira já ajuda a diminuir a oleosidade no rosto. Fazer o procedimento uma vez por semana.

 

#PROTEGER

Não economize no protetor solar! Utilize uma boa dose de protetor, o equivalente a uma colher de chá é o suficiente para o rosto.

filtro-solar-supermoderna.com

Leia mais sobre como cuidar da pele no verão

#HIDRATAR

O aspecto oleoso da pele causa a sensação de que está hidratada, mas na verdade não está. A hidratação está relacionada a quantidade de água nas células e não de gordura. Não confunda. Prefira produtos em gel.

 

#CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO

Algumas vitaminas auxiliam nesse processo. A vitamina B presente nos cereais e nas carnes magras ajuda a regular a oleosidade. A vitamina A presente em verduras de cor verde escura ajudam a reduzir a produção de sebo. Evitar o fast food pois a alta concentração de sódio desses alimentos causam irritação na pele e pode agravar o surgimento de acne.

alimentação saudável

#MAQUIAGEM

Utilize base livre de óleo e que não seja muito líquida. Dê preferencia ao pó facial mineral para eliminar a oleosidade e utilize o pincel fazendo leves movimentos circulares. Use sombras compactas de longa duração ao invés de sombra cremosa ou em bastão. O blush também deve ser em pó.  Não esqueça de remover bem a maquiagem depois.

Maquiagem para pele oleosa

Agora que você sabe dos cuidados básicos, não tem mais desculpa para sair por ai com a pele que dá para fritar um bife na testa de tão oleosa. Se cuida!


Bj

Thaísa Fortuni