A temporada de desfiles da Primavera Verão 2023 da London Fashion Week ocorreu durante o período de luto oficial pela morte da Rainha Elizabeth II, causando mudanças de última hora na agenda do evento e cancelamento de todos os desfiles programados no dia do funeral de Sua Majestade (segunda-feira, 19/09/2022).
O British Fashion Council dedicou a London Fashion Week a Rainha Elizabeth II com eventos especiais em sua memória. Os organizadores anunciaram na semana passada que a London Fashion Week seria realizada como um “evento business-to-business” respeitando o protocolo real e homenageando a rainha, de 96 anos, que faleceu em 8 de setembro de 2022. Vários eventos foram remarcados ou adiados. Alguns dos maiores nomes da programação – incluindo Burberry e Raf Simons – anunciaram o cancelamento de seus shows dentro de 24 horas após o falecimento da rainha.
“Tendo falado com designers e membros da indústria, nós, como indústria, queremos nos unir como uma comunidade criativa e empresarial para celebrar o legado de Sua Majestade e o compromisso com a criatividade e o design”, disse Caroline Rush, executiva-chefe do British Fashion Council.
O British Fashion Council divulgou um comunicado pedindo que a imprensa de moda e os compradores continuem apoiando os designers da London Fashion Week, muitos dos quais investiram muito tempo e dinheiro em seus desfiles, e aqueles que seguiram em frente encontraram maneiras únicas de prestar homenagem a monarca mais antigo da Grã-Bretanha.
Veja como os designers da London Fashion Week prestaram suas homenagens a Rainha Elizabeth II:
Richard Quinn dedicou sua coleção primavera/verão 2023 a Sua Majestade a Rainha, dizendo que “ela o tocou entre tantos outros com sua graça e bondade”. O desfile começou com uma série inteiramente preta de vestidos régios e fortemente enfeitados, combinados com véus e coroas, enquanto imagens vintage da rainha passavam nas telas no centro da passarela.
O olhar final de JW Anderson foi um vestido de camiseta de cetim preto que dizia: “Sua Majestade, a Rainha, 1926-2022, Obrigado”.
Nensi Dojaka também optou por prestar homenagem usando a flor favorita da rainha, enviando cada uma das modelos pela passarela durante o final (liderado por Emily Ratajkowski) carregando Lírio do Vale.
Como parte de uma infinidade de influências para seu desfile primavera/verão 2023, Christopher Kane se inspirou em uma jovem rainha Elizabeth e na princesa Margaret vagando pelos terrenos de Balmoral. Look 40 (foto) foi um aceno para a última fotografia oficial da rainha tirada na Escócia, em que Sua Majestade estava vestindo uma malha cinza e saia.
Erdem também dedicou todo o seu show de primavera/verão 2023 a Sua Majestade a Rainha, compartilhando uma de suas frases mais famosas: “O luto é o preço que pagamos pelo amor”. O show abriu e fechou com modelos usando véus pretos.
O desfile da SS Daley abriu com uma sombria vigília à luz de velas, enquanto modelos vestidas de preto e branco desfilavam na passarela ao som de sinos de igreja.
No desfile de Halpern, uma modelo deu uma volta na passarela em completo silêncio, usando uma capa real e um lenço na cabeça, em cores vivas, em homenagem a Elizabeth II. “Esse visual singular é uma maneira de mostrar minha gratidão à rainha por incentivar designers como eu a se expressar da única maneira que sabemos: através do poder da moda e do otimismo”, disse Michael Halpern. “Sempre foi meu ethos que, em tempos de escuridão, eu olho para a fantasia da moda por seu otimismo e força. Este exemplo em particular é exatamente isso.”