Recebeu um diagnóstico de câncer? Saiba o que fazer
Sabemos que receber um diagnóstico de câncer não é nada fácil, trata-se de um momento muito delicado em que o paciente fica emocionado, com medo e até dúvidas. Nesse momento sua médica(o) irá te passar muitas informações e é importante que você esteja acompanhado de algum parente ou alguém de confiança que esteja mais calmo para entender todas as informações médicas sobre a sua doença.
A primeira coisa que você precisa saber para entender seu diagnóstico é: qual nome da sua doença? Por exemplo, pode ser um linfoma, sarcoma, adenocarcinoma, leucemia, etc. Sua médica(o) vai te falar sobre isso. Como foi diagnosticado? Na maioria dos casos, o câncer é diagnosticado através de uma biopsia retirada de uma parte de um tumor, que será examinado pelo médico patologista, é esse profissional que vai te dizer qual tipo de câncer que você tem e como se comportar. Outro fator fundamental é saber o quanto esse câncer é agressivo, somente um médico vai te dizer com precisão qual estágio está a doença, se está localizada ou se já se disseminou por outros órgãos do corpo (metástase), isso é feito através de exames laboratoriais ou de imagem a depender do caso.
Após identificar o estágio da doença, se está somente em um órgão ou se já se espalhou, vai ser escolhido o tratamento correto individualmente.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022. Todas essas informações constam da publicação Estimativa 2020 – Incidência de Câncer no Brasil.
- InfoMED é um conteúdo informativo sobre medicina & saúde e não substitui atendimento médico. Ao sentir algum sintoma, procure atendimento especializado no serviço de saúde.