A marca Transcender em parceria com a Associação Fortaleza Down realizou um ensaio fotográfico em uma causa de inclusão social em homenagem ao dia internacional da Síndrome de Down, dia 21 de março.
O ensaio traduz a essência da marca Transcender que está relacionada aos sentimentos e emoções positivas, desenvolver a consciência que é a base das relações humanas. Transcender significa se elevar, superar, ultrapassar as barreiras do preconceito e da discriminação com as diferenças, sejam elas de gênero, cor, classe, pensamentos e crenças. Respeitar a si mesmo e ao próximo.
As fotos ficaram incrivelmente lindas! A doçura e a pureza das pessoas foi revelada em cada click. Amei o resultado. Decidi compartilhar as imagens e passar essa ideia adiante porque o mundo está precisando de pessoas mais conscientes.
Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe por que isso acontece.
Em alguns casos, pode ocorrer a translocação cromossômica, isto é, o braço longo excedente do 21 liga-se a um outro cromossomo qualquer. Mosaicismo é uma forma rara da síndrome de Down, em que uma das linhagens apresenta 47 cromossomos e a outra é normal.
Alterações provocadas pelo excesso de material genético no cromossomo 21 determinam as características típicas da síndrome:
- Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;
- Hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, cardiopatias;
- Comprometimento intelectual e, consequentemente, aprendizagem mais lenta. Fonte: Dr Drauzio Varella.
A Síndrome de Down tem um cromossomo a mais, o AMOR!
Fotos: Régis Gomes.
Loja daTranscender: transcenderbrasil.com.br